Coronavírus

Ao ar livre: Salvador já conta com restaurante utilizando o espaço público

Bruno Concha/ Secom
A medida evita que os clientes fiquem aglomerados dentro dos salões e possibilita novas experiencias gastronômicas   |   Bnews - Divulgação Bruno Concha/ Secom

Publicado em 11/08/2020, às 21h20   Redação BNews



Trinta e dois estabelecimentos gastronômicos receberam autorização da prefeitura de Salvador e estão começando a ocupar os espaços públicos como forma de driblar o coronavírus. Até o momento, 77 comércios deste segmento solicitaram a liberação à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). 

Ao ar livre, os restaurantes e bares podem colocar as mesas e cadeiras na calçada para atender clientes durante a retomada das atividades. A medida evita que os clientes fiquem aglomerados dentro dos salões e possibilita novas experiencias gastronômicas ao ar livre.

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte calcula que 4,2 mil estabelecimentos reabriram no início da fase dois de retomada econômica, cumprindo os protocolos de segurança estabelecidos pela administração municipal. Esse número representa 70% dos filiados à entidade. Eles ainda devem elaborar os projetos para a ocupação do espaço público.

O La Pasta Gialla, na Pituba, já está com 60 lugares disponíveis, sendo que 15 deles são a céu aberto. O restaurante, que foi o primeiro a colocar em prática a utilização do espaço público, montou uma estrutura pensando em como preservar os clientes e oferecer um momento de descontração diferente. O projeto também precisou ser aprovado pela Sedur.

O proprietário do restaurante, Marcelo Lauriano, disse que está otimista com a retomada e garantiu que irá seguir todas as regras estabelecidas pela prefeitura, dentro e fora do estabelecimento. 

"Quem sentar na mesa ganhará lencinho umedecido para higienização. Além disso, nossos funcionários tomaram treinamentos para atender com precauções. Todos eles farão uso de EPIs”, citou o empresário. O La Pasta também está funcionando com 50% da capacidade, das 12h às 15h e das 17h às 22h30, ou seja, dentro do que é liberado para bares e restaurantes.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp