Coronavírus

Coronavírus: Governo de SP envia dados da vacina chinesa para à Anvisa

Divulgação/Governo do estado de São Paulo
Intenção é agilizar processo de registro   |   Bnews - Divulgação Divulgação/Governo do estado de São Paulo

Publicado em 02/10/2020, às 15h42   Redação BNews



O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (2) que enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dados preliminares para o registro da Coronavac, vacina contra o coronavírus produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com o G1, essa medida é o primeiro passo para que a vacina seja autorizada no país, contudo é necessário que os testes clínicos sejam concluídos.

"Os primeiros documentos já foram enviados pelo Instituto Butantan para iniciar o processo de análise e obtenção do registro. O objetivo é tornar o mais rápido possível, dentro das normas científicas e do protocolo da Anisa, o processo de registro da Coronavac", afirmou o pessedebista.

De acordo com o governo, o Butantan enviou à Anvisa uma avaliação preliminar de resposta imunológica e os relatórios de segurança obtidos até o momento com a Coronavac em testes não-clínicos (feitos em laboratório ou em animais antes da testagem em humanos). A terceira fase de testes, que avalia a eficácia da vacina em humanos, ainda está em andamento.

A Anvisa declarou que recebeu os dados da Coronavvac, mas que ainda não se trata de um pedido de registro. “A revisão desses dados é possível devido à implantação do procedimento de submissão contínua, que permite verificar os documentos à medida que se tornam disponíveis. Isso não significa, porém, um pedido oficial de registro da vacina”, ressaltou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp