Coronavírus

Senado decide que vacinas contra coronavírus só irão para a rede privada após SUS alcançar metas

Ingrid Anne/Semcom
Bnews - Divulgação Ingrid Anne/Semcom

Publicado em 04/12/2020, às 08h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os senadores aprovaram, nesta quinta-feira (4), por unanimidade, o projeto que estipula regras para a distribuição de vacinas contra a Covid-19. Entre elas, a de que o Sistema Único de Saúde (SUS) será priorizado nas aquisições e na distribuição de vacinas, até que as metas de cobertura vacinal nacional sejam alcançadas. 

Só depois disso, ainda segundo o texto, é que os imunizantes serão distribuídos pelas clínicas privadas. Outro trecho do texto determina que a vacinação deve priorizar grupos considerados mais vulneráveis ao vírus, além de estabelece diretrizes para a formulação de critérios técnicos que deverão ser observados na distribuição de doses da vacina e na transferência de recursos aos entes da federação para a sua aquisição.

“A vacina é nossa esperança. O projeto não obriga ninguém a se vacinar, mas garante a distribuição para todos os estados e o acesso gratuito a todos que quiserem a vacina. Salvar vidas e acelerar a recuperação econômica são os objetivos do PL”, disse o senador Alessandro (Cidadania-SE) autor do projeto.

Leia também:

Governo pode ampliar vacinação contra o coronavírus para profissionais de serviços essenciais além da saúde

Rui Costa vai publicar licitação para adquirir até 100 ultrarrefrigeradores para armazenar vacinas

Senado aprova crédito bilionário para produção de vacina contra o coronavírus

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp