Coronavírus

Coronavírus: Lauro de Freitas retoma restrições de atividades noturnas e fiscalizações

Divulgação
O novo decreto segue a postura do governo estadual a fim de evitar uma segunda onda da Covid-19  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/12/2020, às 20h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Lauro de Freitas prorrogou prazos de medidas de enfrentamento ao coronavírus até o próximo dia 17. Dentre as determinações que já passam a valer neste sábado (5) estão a restrição de atividades noturnas e o restabelecimento da força-tarefa de fiscalização. 

O novo decreto foi editado pela prefeitura nesta sexta-feira (4) e segue a postura do governo estadual a fim de evitar uma segunda onda da Covid-19. “A única alteração que dialoga com o setor econômico se dá no sentido dos shoppings, centros comerciais, lojas de varejo de rua, supermercados, hipermercados e atacados, que entre os dias 19 a 25 deste mês vão funcionar com maior espaço de tempo, evitando assim aglomerações dos públicos que fazem compras de fim de ano”, afirmou o controlador geral do Município, Ápio Vinagre. 

Enquanto os mercados, supermercados, hipermercados e atacados de autosserviço poderão funcionar das 6h às 23h, os shoppings, centros comerciais e lojas de varejo de rua estão autorizados das 8h às 23h. Eles terão que cumprir todos os protocolos de segurança e de prevenção ao coronavírus.

Está autorizada também a realização de atividades no município com capacidade para até 200 pessoas para eventos desportivos não coletivos, religiosos, científicos, feiras, circos, aulas em academias de dança e ginástica, e de permanência em praças públicas e afins. O decreto permite dois elementos em apresentações musicais nesses eventos.

A prefeitura decidiu suspender a realização de shows, festas, raves, eventos esportivos que resultem em aglomeração, sejam públicos ou privados e independentemente do número de participantes. O decreto nº 4.705 também proíbe a utilização de equipamentos do tipo “paredão” ou similares em qualquer horário do dia, em quaisquer atividades. Quem for pego infringindo as determinações está passível de penalidades, inclusive locadores e locatários de imóveis. 

Celebrações natalinas e de réveillon que possam gerar aglomeração também não estão permitidas, assim como a comercialização de bebidas alcoólicas no período, a partir da meia noite até às 5h de cada dia. Por conta das restrições, uma alternativa é o serviço de delivery de medicamentos e alimentos.

Fiscalização

Equipes da prefeitura irão fiscalizar o cumprimento das medidas e a operação será comandada pela Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP). “Percebemos que as pessoas não estão respeitando o coronavírus, fazendo festas, aglomerações, paredões, raves. E preocupados com essa segunda onda, a fiscalização retorna com força total para evitar a disseminação desse vírus. A fiscalização vai voltar com a restrição de meia noite a 5h da manhã”, avisou o gestor da pasta, Smith Neto. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp