Coronavírus

Robô deve acelerar análise de testes de coronavírus após atraso em resultados na Bahia

Divulgação/Governo do Estado
Após a instalação dos equipamentos, o Lacen-BA poderá realizar até seis mil testes diários  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Governo do Estado

Publicado em 07/12/2020, às 10h05   Diego Vieira e Léo Barsan


FacebookTwitterWhatsApp

Após o aumento da procura por testes RT-PCR para detecção do novo coronavírus, e consequentemente, o atraso para entrega dos resultados dos exames na Bahia, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, anunciou na manhã desta segunda-feira (7) a aquisição um novo robô de extração de RNA e outros equipamentos que serão instalados no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) para ampliar a capacidade de processamento de amostras em mais de mil testes por dia. 

No período de 22 a 28 de novembro, o Lacen-BA recebeu 27.797 materiais coletados, maior quantidade registrada desde o início da pandemia. Com isso, o resultado do exame que antes era, em média, recebido 48 horas após a realização agora pode demorar mais de cinco dias para chegar ao paciente. 

O RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a Covid-19, com a coleta do material feita por meio de um cotonete aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca) do paciente. Após a instalação dos equipamentos, o Lacen-BA poderá realizar até seis mil testes diários.

A Secretaria da Saúde (Sesab) informou à reportagem nesta segunda que o Lacen continua recebendo uma quantidade imensa de amostras para serem analisadas, vindas de todo o estado, o que excedeu a capacidade de atendimento da unidade. Entretando, a pasta ressaltou que "todas serão analisadas e os resultados dos exames 
serão encaminhados".

Outras medidas

Ainda segundo Vilas-Boas, kits de coleta estão sendo distribuídos para todos os municípios fazerem busca ativa através do mapeamento de contactantes próximos de pessoas infectadas.

Foi anuniada também a divulgação pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), de protocolos sanitários para o verão. Dentre as recomendações, encontra-se a proibição de shows e música ao vivo, a restrição ao acesso de ônibus de turismo às praias, a delimitação dos espaços públicos ocupados por bares e restaurantes e o estímulo para ocupação de áreas ao ar livre, em detrimento de salões fechados.

Matéria relacionada:

Secretário da Saúde anuncia reabertura de 170 leitos de UTI para Covid na BA; 130 são em Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp