Coronavírus

"Não dá para pensar em retomada da educação tendo um ritmo de crescimento da pandemia", admite ACM Neto

Vagner Souza/BNews
Prefeito se diz alinhado a Rui Costa (PT) sobre o retorno das aulas, mas que o modelo presencial não pode ser pensado diante do aumento de casos do novo coronavírus  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 11/12/2020, às 12h21   Raul Aguilar e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador ACM Neto admitiu nesta sexta-feira (11) que não será possível apresentar um plano para retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino em meio a "segunda onda" de Covid-19, que pode se agravar ainda mais.

Em coletiva de imprensa durante a inauguração de uma escola no bairro de Nova Sussuarana, o prefeito reiterou, no entanto, que segue alinhado ao governador Rui Costa (PT) na elaboração de estratégias para o retorno das aulas, inclusive coincidindo o cronograma nas instituições estaduais e municipais.

"Não será possível esperar o fim da pandemia para voltarmos às aulas. Conversei com o governador esta semana, na reunião que tivemos, um dos temas adotados foi a educação. Prefeitura e governador reafirmaram a disposição de, lado a lado, desenhar um calendário comum de retomada às aulas", disse Neto. "Não dá para pensar na retomada da educação tendo um ritmo de crescimento da pandemia, com uma curva de crescimento da Covid, que é o que estamos vivendo agora. Não dá para voltar agora, quando for possível promover a contenção da nova onda de  crescimento [...] será inevitável a apresentação de um cronograma de retomada das aulas", completou.

Presidente nacional do DEM, Neto também voltou a pedir maior envolvimento do Governo Federal no tema. Para ele, o plano de retorno do ensino deveria ser comandado pelo Ministério da Educação, atualmente chefiado por Milton Ribeiro..

Ele ressaltou que tem conversado todos os dias por chamada de vídeo com o seu antigo vice e prefeito eleito Bruno Reis (DEM), em isolamento após testar positivo para o vírus Sars-CoV2, dentre outros assuntos, sobre a educação no município.

"Vai ter que organizar as turmas, distanciamento, etc, mas não vai esperar a vacinação de toda a população para começar a retomar a educação", explica o prefeito.

REFORMA ADMINISTRATIVA

Em fase de transição de governo, o prefeito ACM Neto vai facilitar a vida do braço-direito e sucessor no Palácio Thomé de Souza. O prefeito declarou na coletiva que pode assinar o projeto de Reforma Administrativa do município ainda nesta sexta-feira (11), que será encaminhado á Câmara Municipal de Salvador (CMS).

Leia também:

ACM Neto anuncia suspensão do funcionamento de cinemas e teatros

Orla da Barra será interditada no Réveillon de Salvador

Neto desmente boatos de que bares e restaurantes serão fechados em toda cidade

"Não dá para pensar em retomada da educação tendo um ritmo de crescimento da pandemia", admite ACM Neto

Prefeitura pode ampliar horário de funcionamento dos shoppings durante período natalino

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp