Coronavírus

Chile inicia vacinação contra novo coronavírus na próxima semana

Rodrigo Balladares M./Minsal/Fotos públicas
Bnews - Divulgação Rodrigo Balladares M./Minsal/Fotos públicas

Publicado em 20/12/2020, às 16h37   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O Chile vai dar início à campanha de vacinação contra a Covid-19 na próxima semana. Os profissionais da saúde serão os primeiros a serem imunizados, como anunciou o presidente Sebastián Piñera neste domingo (20).

O país vizinho começará a vacinar a população após aprovar a vacina da Pfizer/BioNTech nesta quarta-feira (16).É aguardada uma chegada de uma primeira remessa com 20 mil doses em um momento em que o número de contágios no país aumentou 22% na última semana.

"Esperamos iniciar o processo de vacinação no Chile na próxima semana e vamos começar com as pessoas que estão na linha de frente, nas unidades críticas, atendendo os pacientes críticos", disse Piñera à imprensa local.

O plano de imunização chinelo pretende vacinar cinco milhões de pessoas no primeiro semestre de 2021, entre elas portadores de doenças crônicas, idosos e profissionais da saúde.

Brasil 

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, voltou a afirmar hoje (16) que, no Brasil, a campanha de vacinação contra o novo coronavírus poderá começar em fevereiro de 2021 caso os laboratórios farmacêuticos cujas vacinas estão em fase adiantada de produção cumpram todas as etapas burocráticas até o fim deste ano.

“Se mantido o que o Instituto Butantan e a Fiocruz previam, ou seja, se a fase 3 dos estudos e toda a documentação das fases 1 e 2 forem apresentados e os registros das vacinas forem solicitados à Anvisa ainda em dezembro, nós, possivelmente, teremos as vacinas em meados de fevereiro para dar início ao plano [de imunização]”, declarou Pazuello a jornalistas após participar do lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Matérias relacionadas: 

ACM Neto defende que professores tenham prioridade em vacinação e acredita que aulas retornem no início de 2021

Beth Goulart se despede de Nicette Bruno e diz que parente infectou a mãe com o novo coronavírus

Bolsonaro diz que "pressa" por vacina contra a Covid-19 não "se justifica"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp