Coronavírus

CoronaVac: Saúde anuncia acordo com Butantan para comprar 100 milhões de doses

Marcelo Camargo/Agência Brasil
46 milhões de doses devem estar disponíveis até abril  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 07/01/2021, às 17h26   Redação BNews



O governo federal, por meio do ministério da Saúde, irá comprar 46 milhões de doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, até abril. O anúncio foi feito pelo ministro Eduardo Pazuello na tarde desta quinta-feira (7).

Até o final de 2021 serão mais 54 milhões de doses, totalizando 100 milhões de unidades do imunizante. A vacina, que demonstrou 78% de eficácia contra a Covid-19 nos testes, é produzida pelo Butantan junto à chinesa Sinovac Life Science.

"O Butantan, se não é o primeiro, é o segundo maior fornecedor do ministério. Compramos algo em torno de R$ 2 bilhões em vacinas do Butantan por ano, somos o grande cliente do Butantan, que é uma instituição de Estado", enfatizou o ministro, que também exaltou a relação do governo com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

CoronaVac tem eficácia de 78%
Pela manhã, o Instituto Butantan anunciou que a eficácia da vacina CoronaVac é de 78% para casos leves e 100% para graves. O governo disse também que já iniciou o pedido de uso emergencial do imunizante à Anvisa e que espera que a solicitação formal seja feita até sexta-feira (8).

A Anvisa, por sua vez, afirma em nota que ainda não houve pedido, e que terá outros encontros até que o processo seja concluído.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp