Coronavírus

Japão encontra variante do coronavírus em pessoas que estiveram no Brasil

National Institutes of Health
Pacientes apresentaram um vírus com uma mutação semelhante à observada na África do Sul  |   Bnews - Divulgação National Institutes of Health

Publicado em 10/01/2021, às 10h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Japão anunciou, neste domingo (10), que foi encontrada uma nova variante do coronavírus em quatro pacientes que estiveram no Brasil e desembarcaram no país em 2 de janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID, na sigla em inglês), os quatro infectados são "repatriados do Brasil", mas não há detalhes sobre as cidades onde eles estiveram.

A identidade completa dos pacientes não foi divulgada e, segundo reportagem do jornal "Japan Times", os quatro infectados são: um homem com cerca de 40 anos que chegou ao Japão sem sintomas, mas que, posteriormente, foi internado com dificuldades para respirar; uma mulher com cerca de 30 anos, com dores de cabeça; um jovem de idade entre 10 e 19 anos, com febre; uma jovem também com idade entre 10 e 19 anos, assintomática.

O instituto explicou, ainda, que se trata da variante B1.1.248 com 12 mutações na proteína de pico, que é semelhante aos vírus encontrados na África do Sul e que geraram preocupação por parte de autoridades de saúde pela alta capacidade de disseminação.

O NIID também alertou que uma dessas mutações é a E484, que pode afetar a capacidade de anticorpos monoclonais para neutralizar a infecção por coronavírus nas células. "Existe a preocupação de que a imunidade convencional contra o vírus possa ser menos eficaz com a mutação E484", disse o órgão de saúde japonês.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp