Coronavírus

Todas as cidades baianas já receberam doses da vacina contra a Covid-19, diz secretário estadual da Saúde

Divulgação/ GovSP
A primeira remessa contendo 376 mil doses chegou à Bahia por volta das 22h22 desta segunda  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ GovSP

Publicado em 19/01/2021, às 13h47   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Todos os municípios baianos já receberam doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, aprovada emergencialmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, em entrevista à TV Itapoan Record na tarde desta terça-feira (19).

O avião com as primeiras doses da vacina deixou o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, por volta das 20h50 desta segunda-feira e chegou à Bahia por volta das 22h22, depois da decolagem ser adiada por duas vezes. 

“Todos os municípios já receberam as vacinas, nós distribuímos para os núcleos e eles enviaram para os municípios. Todos receberam. Os municípios de grande porte já começaram a vacinação desde às 8h, e outros vão começar à tarde, pouquíssimos deixaram para amanhã”, afirmou o secretário.

Ainda de acordo com Vilas-Boas, as 376 mil doses da primeira remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde não serão suficientes para vacinar todos os idosos, um dos grupos prioritários da campanha de vacinação. A pasta aguarda uma nova carga que deve chegar da China em duas semanas.

“Temos uma quantidade que não nos permite vacinar os idosos acima de 75 anos, exceto aqueles que estão em casas de longa permanência. Dentro de duas semanas serão enviados para o Brasil os ressuprimentos, e aí nós poderemos vacinar esse contingente populacional”, completou.

Campanha

Na manhã desta segunda-feira, a primeira pessoa foi vacinada na Bahia, no Hospital de Santo Antônio, localizado na Cidade Baixa, em Salvador. O evento contou com a participação do governador da Bahia, Rui Costa, e do prefeito da capital baiana, Bruno Reis.

O estado ficou atrás de outras federações do Nordeste em relação ao início da imunização. No domingo, o Ceará e o Piauí já tinham iniciado a campanha. Até às 12h06 desta terça-feira, Salvador já havia vacinado 624 pessoas. Os dados são do Sistema Vida+, que calcula, em tempo real, a quantidade de imunizantes à população soteropolitana.

Ainda conforme os dados, 65% são mulheres; 16% pessoas negras; 38% pardas. Foram 528 profissionais de saúde vacinados em nove postos de saúde até o momento.

Matérias relacionadas: 

Bruno Reis prevê conclusão da vacinação das doses disponíveis em Salvador até esta sexta

Índia começa a exportar vacinas nesta semana, mas Brasil fica de fora

Prefeito de Canavieiras nega que vacinação só irá começar após o feriado de São Sebastião

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp