Coronavírus

Sociedade de Pediatria celebra início da vacinação na Bahia e valorização da ciência

Divulgação/Sobape
Imunização contra o novo coronavírus no estado começou nesta terça-feira (19)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sobape

Publicado em 19/01/2021, às 17h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) celebrou o início da vacinação contra o novo coronavírus no estado da Bahia, nesta terça-feira (19).

A imunização inicialmente é voltada para idosos que residem em abrigos, indígenas e profissionais de saúde que atuam no enfrentamento à pandemia.

Vivian Botelho Lorenzo, de 39 anos, foi a primeira pediatra a receber a vacina contra a Covid-19 em Salvador, no Instituo Couto Maia (Icom).

“Este é um grande passo diante do enorme desafio que ainda temos pela frente para vencer a pandemia. É preciso que todas as pessoas sigam com as precauções, usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social”, ressaltou a médica.

Presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez reforça a importância de manter as medidas protetivas contra o vírus.

"Como tudo ainda é muito novo, a manutenção das três coisas principais: a lavagem das mãos, a utilização das máscaras e o distanciamento social ainda serão necessários até que tenhamos uma segurança maior", destaca.

Anne Galastri, infectopediatra e especialista em vacinas e medicina de viagem, explica que a faixa etária pediátrica ainda não está contemplada pela vacinação, mas acredita que paulatinamente, com a evolução dos estudos, o grupo também será incluso.

“Em um ano temos uma vacina segura e eficaz disponível à população. Isso mostra uma grande vitória da ciência. Esperamos que com a vacinação dos grupos de risco, haja uma redução importante na carga da doença, ou seja, reduções de internações, pacientes com sequelas e mortes por Covid-19”, afirma.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp