Coronavírus

Vilas-Boas ironiza secretário-executivo do MS após polêmica sobre compra da Sputinik V

Vagner Souza/BNews
Governo baiano trava impasse com a Anvisa para liberação do imunizante   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 28/01/2021, às 14h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, rebateu a declaração do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, que, em entrevista à CBN, na manhã desta quinta-feira, (28), tentou justificar o atraso do governo federal na aquisição de imunizantes afirmando que “não adianta comprar uma vacina que não posso usar”, em referência a polêmica envolvendo a compra da Sputinik V, vacina produzida pela Rússia.

“A questão não é essa! Ninguém, em nenhum lugar do mundo, comprou (pagou) antes de receber. Podem ser feitos CONTRATOS de compra, com pagamento mediante entrega. É disso que estamos falando. E olhe que sou médico. Não sou especialista em logística”, ironizou o secretário em um publicação feita no Twitter, também nesta quinta.

Liberação

O Fundo Soberano da Rússia (RDIF) e o Governo da Bahia assinaram um acordo de cooperação para o fornecimento de até 50 milhões de doses d aSputnik V. O acordo permitirá que o estado, por meio da Bahiafarma, comercialize a vacina em território brasileiro, desde que aprovada pelos órgãos reguladores do Brasil.

O governo baiano trava impasse com a Anvisa que só pode conceder permissão emergencial para imunizantes registrados pelas agências dos Estados Unidos, da União Europeia, do Japão, da China ou do Reino Unido, além de só aceitar solicitação de empresas que já estiverem testando suas vacinas em voluntários no Brasil.

STF

A Anvisa entregou nesta segunda-feira (25) as informações solicitadas pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o pedido de uso emergencial da Sputnik V. Na semana passada, o ministro deu prazo de 72 horas para que a agência enviasse esclarecimentos sobre a tramitação do processo após pressão do governo baiano.

Matérias relacionadas:

Covid-19: ministro nega priorizar vacinação de pessoas com deficiência

De 100 países, Brasil fica em 98º lugar como pior gestão da pandemia, revela estudo

Alemanha irá proibir a entrada de viajantes do Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp