Coronavírus

Mato Grosso anuncia colapso e pede socorro, mas estados dizem que não têm vaga para ajudar

Tchélo Figueiredo/SES-MT
Antes desse momento, o pior da pandemia até agora, estados conseguiam se ajudar  |   Bnews - Divulgação Tchélo Figueiredo/SES-MT

Publicado em 07/03/2021, às 16h26   Camila Mattoso, Fabio Serapião e Guilherme Seto/Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde do Mato Grosso anunciou a colegas que a rede hospitalar local entrou em colapso e pediu socorro a colegas de outros estados para atendimento a pacientes de Covid-19.

Gilberto Figueiredo disse por mensagens que precisa de vagas de UTI. A resposta, no entanto, foi desanimadora. A maioria respondeu que não tem como ajudar.

"Já colapsamos. Socorro. Preciso de ajuda. Algum estado pode auxiliar com vagas de UTI?", perguntou o secretário a colegas.

As respostas foram todas no mesmo sentido. Amapá disse que bateu 90% de ocupação neste domingo. Tocantins afirmou que está em 99%. Rio Grande do Sul declarou que está completamente sem vagas. Mato Grosso do Sul, da mesma forma, com 94%. Goiás também avisou que não teria vagas.

Antes desse momento, o pior da pandemia até agora, estados conseguiam se ajudar, transferindo e recebendo pacientes. O que não é mais possível.

Leia também:
Pfizer confirma que governo rejeitou oferta de 70 milhões de doses de vacinas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp