Coronavírus

OMS ainda recomenda uso de vacina da AstraZeneca e investiga possíveis reações

Divulgação/Governo de São Paulo
Países europeus suspenderam a distribuição do imunizante após relatos de possíveis casos de coágulos sanguíneos   |   Bnews - Divulgação Divulgação/Governo de São Paulo

Publicado em 15/03/2021, às 16h55   Redação BNews



A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta segunda-feira (15) que monitora a situação da vacina AstraZneca mas que, no momento, ainda recomenda o uso do produto. Vários países europeus suspenderam a distribuição do imunizante devido aos relatos de possíveis casos de coágulos sanguíneos após o recebimento da dose.

O Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o comitê de assessores de segurança investiga os dados relativos a vacina. Para ele, o maior problema na atualidade segue sendo a falta de acesso de imunizantes. 

A Vice-diretora da Organização, Mariângela Simão, reiterou que peritos vão se reunir amanhã para tratar da vacina da AstraZeneca e explicou que aguarda eventuais novas notificações de coágulos após a vacinação, mas que os dados preliminares indicam que essa conexão não existe. Segundo ela, a OMS trabalha diretamente com Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) na avaliação do quadro. "No momento, benefícios de vacinas se sobrepõem aos riscos", reforçou.

O Consultor sênior da OMS, Bruce Aylward, expressou preocupação que, à medida que o ritmo de imunização avança, alguns países tenham dificuldades em conseguir profissionais suficientes para a aplicação da vacina. Ele também disse que alguns governos estão fazendo exigências indevidas a laboratórios que devem fornecer ao programa Covax. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp