Coronavírus

Produtores de algodão baianos investiram cerca de R$ 1,5 mi em doações e ações de combate a pandemia

Reprodução/Mayke Toscano/Secom-MT
Presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, contou que o montante foi revertido para aquisição de equipamentos e insumos   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Mayke Toscano/Secom-MT

Publicado em 15/03/2021, às 22h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os produtores de algodão da Bahia, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), investiram cerca de R$ 1,5 milhão em doações e ações que apoiaram o poder público e a população no combate à Covid-19.

Durante entrevista ao BNews, o presidente da entidade, Luiz Carlos Bergamaschi, contou que o montante foi revertido para aquisição de, por exemplo, equipamentos e insumos para três mil testes para montar o laboratório para a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

"[...] Foi um grande diferencial, pois todos os testes laboratoriais de cidades da regional do Oeste passaram a ser feitos aqui e não mais enviados ao Lacen em Salvador, o que agilizou o processo e ajudou na prevenção e a salvar vidas", avaliou. 

Bergamaschi também destaca a doação de tecidos 100% algodão para confecção de máscaras de proteção e 8 mil toalhas para unidades hospitalares - seis mil delas doadas à Secretaria de Saúde do Estado -, além de equipamentos e materiais hospitalares. 

Sobre os efeitos da pandemia para a produção de algodão, o presidente da associação avaliou que a safra baiana de algodão 2019/2020 não foi significativamente impactada pela crise sanitária.

Contudo, previu que o setor será impactado para a safra 2020/2021, em virtude de uma redução da área cultivada. Clique aqui para conferir a íntegra da entrevista com Luiz Carlos Bergamaschi.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp