Coronavírus

Defensoria recomenda que gestantes e parturientes sejam incluídas em grupo prioritário da vacinação para Covid

Reprodução/André Borges/ Agência Brasília
De acordo com informações divulgadas pelo órgão nesta sexta-feira (19), a solicitação foi encaminhada na última terça-feira (16)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/André Borges/ Agência Brasília

Publicado em 19/03/2021, às 15h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) enviou um ofício à Secretaria Estadual de Saúde e à Secretaria de Saúde de Salvador recomendando que gestantes e parturientes sejam incluídos entre os grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19.

De acordo com informações divulgadas pelo órgão nesta sexta-feira (19), a solicitação foi encaminhada na última terça-feira (16), e também foi dirigida à União dos Municípios da Bahia e ao Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde.

A Defensoria solicitou que caso a sugestão não seja levada em consideração, os órgãos informem os motivos de uma eventual resposta negativa. A DPE-BA argumenta que estudos internacionais mostram que os imunizantes levam gestantes e lactantes a produzirem anticorpos em semelhança com mulheres não grávidas.

Além disso, as pesquisas apontaram que, sem que ocorra transferência do material das vacinas, há transferência de anticorpos para os bebês pela placenta e pelo leite materno. Outras 16 defensorias estaduais realizaram recomendação no mesmo sentido em ofício enviado ao Ministério da Saúde, por meio do trabalho de seus respectivos Núcleos Especializados de Defesa dos Direitos das Mulheres.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp