Coronavírus

Ministério da Saúde desiste de alterar sistema sobre mortes por covid-19

Agência Brasil
Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 24/03/2021, às 17h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Entidades de secretários de saúde no Brasil afirmara que o Ministério da Saúde já desistiu de promover mudanças das fichas que consolidam casos e mortes por covid-19 no Brasil. As informações são do portal G1.

Em nota divulgada em conjunto na tarde desta quarta-feira (24), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) informaram ter solicitado ao ministério "a retirada temporária da obrigatoriedade do preenchimento" de novos campos.

Em nota, o ministério informou que "foi suspenso o preenchimento obrigatório de alguns campos de identificação – número do CPF ou o número do Cartão Nacional do SUS, e se o cidadão for de nacionalidade estrangeira"

A mudança implantada pelo Ministério da Saúde ocorreu no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e chegou a impactar o número de mortes por Covid-19 já divulgados por alguns estados nesta quarta, como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

No caso de São Paulo, após a mudança, a mortes caíram de 1.021 (na terça) para 281 (nesta quarta).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp