Coronavírus

Secretário confirma redução na ocupação de leitos e comércio pode reabrir gradativamente na próxima semana

Vagner Souza/BNews
A Prefeitura tem adotado o critério de taxa de ocupação por volta de 80% por cinco dias seguidos, para começar a flexibilizas as medidas de restrição contra a Covid-19  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 30/03/2021, às 14h49   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde do Município, Léo Prates, afirmou nesta terça-feira (30) que a taxa de ocupação nos leitos de UTI dos hospitais continua em queda, e prevê que na próxima semana o prefeito Bruno Reis possa determiar a reabertura gradual do comércio.

A Prefeitura tem adotado o critério de taxa de ocupação por volta de 80% por cinco dias seguidos, para começar a flexibilizas as medidas de restrição contra a Covid-19.

"A expectativa é chegar até domingo com o índice de 80%, e até semana que vem o índice de 75%. Uma folga de 25% é adequada [...] estou pronto para rapidamente informar o prefeito", disse Prates em participação no programa Balanço Geral, da Record TV Itapoan.

"Esperamos que não haja nenhum fechamento depois da reabertura, mas precisamos da colaboração da população [...] seguindo os protocolos, respeitando, quem mais quer o comércio funcionando é o prefeito Bruno Reis, o governador Rui Costa, desejamos que a atividade econômica funcione. Estamos juntos no mesmo barco contra o coronavírus,", completou.

VACINAÇÃO

Prates destacou a celeridade no recebimento de doses nos últimos dias, o que permitiu que Salvador acelerasse a sua vacinação. Atualmente, cerca de 332 mil pessoas - mais de 50% - que integram o grupo priotário já receberam ao menos a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus.

O aumento no ritmo de vacinação, ressalta o secretário, pode fazer com que outros grupos também comecem a ser vacinados. Nesta quinta-feira (1°), policiais federais, militares, civis, bombeiros e guardas municipais já vão poder receber a vacina.

O secretário explica que é preciso acelerar a vacinação para alcançar logo as pessoas com comorbidades, que são de alto risco para a doença.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp