Coronavírus

Secretário admite frustração por suspender vacinação e justifica: "Garantir a segurança dos que tomaram a primeira dose"

Dinaldo Silva/BNews
Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 12/04/2021, às 12h57   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, admitiu nesta segunda-feira (12) a "frustração" pela suspensão da aplicação das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 nos idosos.

Em entrevista ao Balanço Geral, Prates explicou que precisou tomar a atitude para garantir que todos os que já tomaram a primeira dose da vacina, também tomem a segunda e assim sejam devidamente imunizados.

Inicialmente, parte do lote de imunizantes repassado pelo Governo Federal, destinado à segunda dose, foram aplicados nas primeiras doses.

Com a ação, Salvador avançou e alcançou a vacinação dos idosos de 61 anos ou mais. No entanto, foi preciso interromper, já que a quantidade prometida pelo Ministério da Saúde não foi cumprida.

"A sensação de todos nós é de frustração, jamais gostaríamos de estar parando. Pudemos reutilizar as segundas doses na primeira dose, sem botar em risco a vacinação da população, mas esperávamos um quantitativo maior [...] então, para garantir a segurança de todos que tomaram as primeiras doses, nós suspendemos", justificou o secretário.

A previsão, de acordo com o cronograma do Governo Federal, é que novas doses cheguem à capital na próxima quinta-feira (15).

"Estamos aguardando com ansiedade", disse Prates.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp