Coronavírus

Covid-19 pode afetar os olhos, diz pesquisa

Tânia Rego/Agência Brasil
Estudo observou 104 pacientes com coronavírus internados em UTIs  |   Bnews - Divulgação Tânia Rego/Agência Brasil

Publicado em 16/04/2021, às 19h42   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa revela que 20% dos pacientes mais graves da Covid-19 podem sofrer com lesões mais severas, que não podem ser revertidas, nos olhos. O estudo foi financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e publicado na revista médica Ocular Immunology and Inflamation Journal.

O professor de oftalmologia Rubens Belford Júnior, da Escola Paulista de Medicina, coordenador da pesquisa, explica que lesões na retina podem sinalizar uma quadro mais grave da doença e também podem indicar complicações no sistema nervoso.

Ainda não se sabe se o coronavírus impacta de forma direta a retina por problemas de coagulação causados por eles, por inflamação, ou pela combinação dessas condições. 

Foram monitorados para a pesquisa 104 pacientes infectados com a Covid-19 e internados UTIs, com ou sem ventilação mecânica e em enfermarias.

Entre as lesões analisadas pela pesquisa, estão microtrombos, hemorragias e também lesões em ambos os olhos. Com o agravamento do quadro clínico do paciente por causa da doença, alguns deles podem ter conjuntivite, que pode permancer por alguns dias. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp