Coronavírus

Butantan reporta variante sueca do coronavírus pela primeira vez em SP

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Cientistas também apontaram reincidência de mutação sul-africana no estado   |   Bnews - Divulgação Tânia Rêgo/Agência Brasil

Publicado em 26/04/2021, às 18h41   Redação Bnews



Cientistas do Instituto Butantan identificaram a presença da variante sueca do coronavírus, batizada de B.1.1.38, no estado de São Paulo pela primeira vez. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (26), pelo próprio centro de pesquisa.

O Butantan também confirmou um novo caso da variante da África do Sul, a B.1.351, que é considerada uma “variante de preocupação”, assim como a brasileira P.1, por ter mutação associada a um maior potencial de transmissão do vírus.

Já a sueca B.1.1.38 é considerada apenas “variante de interesse”, o que significa que ela está em acompanhamento, mas ainda não foi qualificada como fator que pode provocar o agravamento da pandemia. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

A variante sueca já havia sido identificada no Brasil, em Santa Catarina, no começo de março de 2021. Já a sul-africana foi reportada em duas ocasiões, ambas em pacientes de Sorocaba (SP). Agora, a mutação estava presente em uma pessoa da Baixada Santista. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)