Coronavírus

Queiroga afirma que pediu analise da eficácia de medicamentos disponíveis para tratar da Covid

Reprodução/Jefferson Rudy/Agência Senado
Comissão é composta por 13 membros - 12 funcionários públicos de carreira e um integrante do Conselho Nacional de Medicina. A análise é feita no âmbito do protocolo clínico para o tratamento de pacientes com a doença  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 06/05/2021, às 15h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que pediu que a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) analise a eficácia de todos os medicamentos disponíveis para tratar do novo coronavírus.

A Conitec é composta por 13 membros - 12 funcionários públicos de carreira e um integrante do Conselho Nacional de Medicina. A análise é feita no âmbito do protocolo clínico para o tratamento de pacientes com Covid-19. 

O Brasil ainda não tem uma diretriz científica clara para tratar da doença que já matou 414,6 mil. A declaração foi feita no contexto da intervenção feita pela senadora Simone Tebet (MDB) durante a sessão desta terça-feira (6) da CPI da Pandemia.

Tebet indagou se a Comissão analisará, em específico, a eficácia da Cloroquina e da Hidroquinona no tratamento de pacientes com o vírus. Ela também perguntou se, caso os medicamentos se mostrem ineficazes, ele pretende publicizar em campanhas oficiais. 

Queiroga se limitou a responder que a informação "será publicizada no Diário Oficial da União". Na sequência, o senador Rogério Carvalho (PT) lembrou que o Ministério da Saúde divulgou, em maio de 2020, orientações para o tratamento da Covid-19, recomendando o uso da cloroquina desde o 1º dia - mesmo para pacientes com sintomas leves. 

Carvalho destacou que o protocolo, voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS), foi emitido pela pasta sem passar pela avaliação do Conitec e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também durante a intervenção do petista, Queiroga assumiu ser contrário à quebra da patente de vacinas.

"Não sou especialista no tema. tenho receio que a medida possa atrasar a entrega de vacinas ao Brasil. É um tema que a OMS também discute”, respondeu ao senador Reguffe (Podemos), sobre o mesmo tema.

O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou apoio na última quarta-feira (5) a uma suspensão da proteção de patentes para as vacinas contra a Covid-19, para garantir o maior número de doses possíveis para mais pessoas, no menor período de tempo possível.

*Editado às 17h33 de 6 de maio de 2021, para adição de resposta do ministro ao senador perlo Distrito Federal, Reguffe (Podemos)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp