Coronavírus

Crianças têm menos chances de transmitir vírus para adultos, aponta pesquisa

Getty Images
Estudo foi feito pela Fiocruz   |   Bnews - Divulgação Getty Images

Publicado em 10/05/2021, às 11h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um novo estudo do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, aponta que as crianças têm uma baixa probabilidade de transmitir o vírus para os adultos, mas há chance de serem infectadas mais facilmente. 

O resultado foi baseado após um estudo na comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro, onde todas as crianças testaram positivo para o coronavírus. A coordenadora do estudo, Patrícia Brasil, no entanto, enfatiza que na época, a variante P.1 estava em evidência, hoje sendo dominante, além do distanciamento social que era bem maior, contrário do que é observado atualmente. "Ainda assim, não faz sentido manter as escolas fechadas com o restante da economia aberta. A vacinação dos profissionais de educação, no entanto, é essencial para a reabertura". 

As crianças eram as principais para os estudos de possíveis transmissoras do vírus, já que não apresentavam poucos sintomas e não seguiam medidas de higiene como adultos, mas a tese foi descartada, mesmo com as escolas fechadas. 

Patrícia ainda reforça que, mesmo as crianças não sendo os principais transmissores do vírus, ainda há a necessidade de incluir os menores nos grupos de ensaios clínicos de imunizantes. "Se os adultos forem imunizados e as crianças não, elas podem continuar a perpetuar a epidemia", explicou ao site O Globo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp