Coronavírus

Estudo feito no interior de SP indica que com 75% de vacinados pandemia pode ser controlada

Altemar Alcantara / Semcom
Os números começaram a cair depois que todos os grupos tomaram a primeira dose  |   Bnews - Divulgação Altemar Alcantara / Semcom

Publicado em 30/05/2021, às 20h49   Redação Bnews



Um estudo feito pelo Instituto Butantan na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, para medir os efeitos da imunização em larga escala mostrou resultados esperançosos. A pesquisa foi revelada com exclusividade pelo Fantástico.

Durante os testes na cidade, que tem 45 mil habitantes, a população foi dividida em 25 áreas que formaram quatro grupos. Os grupos foram vacinados, um por vez, com uma semana de diferença com a CoronaVac.

Em abril, o município paulista observou uma queda expressiva na incidência da Covid-19. Em março, os números de casos caíram de 699 casos para 251. Já as mortes de 20 para 6, no mesmo período.

O controle da pandemia se deu depois que 3 dos 4 grupos receberam a segunda dose, ou seja, cerca de 75% da população. As mortes tiveram uma queda expressiva: 95%.

Ainda de acordo com o Fantástico, o número de casos sintomáticos teve uma redução de 80%. E a quantidade de hospitalizações teve uma queda de cerca de 86%. Enquanto isso, em cidades vizinhas, o aumento no número de casos continuou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp