Coronavírus

"Futurologia", afirma Bruno Reis sobre determinar data para vacinar toda população contra covid-19

Vagner Souza/Arquivo BNews
Declaração foi dada nesta segunda-feira  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 14/06/2021, às 16h17   Redação BNews



O prefeito Bruno Reis (DEM) alfinetou gestores que estão anunciando prazos para vacinação de toda população como o governador João Doria (PSDB-SP) e Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro. Reis afirmou que determinar de forma exata o prazo é "futorologia" e destacou que não controla a chegada de vacinas ao município. 

"Como eu vou estabelecer um prazo quando o principal fator para cumprir é a vacina e eu não controlo? Chega aqui em Salvador, eu aplico de imediato. O fator vacina eu não controlo, então não posso estabelecer as datas [...] Devo terminar na frente dessas cidades que estão com datas e prazos", declarou.

O pessedebista anunciou que irá vacinar toda população adulta de São Paulo até 15 de setemebro deste ano. A declaração foi muito comemorada nas redes sociais e gerou cobrança nos demais chefes de Executivo. Já o prefeito do Rio de Janeiro anunciou que irá vacinar toda população até o início de setembro. 

Cumprindo agenda nesta manhã, o governador Rui Costa (PT) deu uma declaração semelhante ao do prefeito da capital baiana. O petista anunciou que não determinaria uma data, pois não pretende criar falsas expectativas na população. "Não farei anúncio porque não sei a data em que receberei as vacinas e não vou criar falsas expectativas na população. Quando o governador fala é pra cumprir e não tenho nenhum elemento concreto que terei as vacinas nas datas programadas", afirmou Rui.

O demista criticou ainda o agendamento da vacinação por hora marcada, Bruno afirmou que a medida tem um caráter elitista e que favorece uma minoria da população vacinável. 

"Lá [em São Paulo] eles não estão vacinando pessoas de 50 anos. Não vão concluir todos os públicos do PNO. Eu vi prefeito anunciando vacinação de pessoas com 43 anos com hora marcada. Não vou fazer isso em Salvador porque isso é prestigiar o mais rico. Você acha que as pessoas que estão nas baixadas tem acesso a Internet para marcar hora? Vou seguir a lógica que sigo aqui, que prestigia todos indistintamente", finalizou o demista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp