Coronavírus

Aumento de casos por causa do São João não vai colapsar sistema de Saúde na Bahia, garante secretário

Paula Fróes/GOV-BA
Bnews - Divulgação Paula Fróes/GOV-BA

Publicado em 30/06/2021, às 19h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, garantiu que o sistema do estado não vai colapsar por causa dos já previstos novos casos de covid-19 após aglomerações feitas durante o São João. Ele foi o entrevistado desta quarta-feira (30) no BNews Agora, na rádio Piatã FM. 

“Estamos prevendo uma elevação no número de casos daqui a duas semanas por causa do São João. Mas, graças à redução das últimas semanas, vai encontrar um sistema capaz de absorver a demanda”, disse Vilas-Boas.

Durante a entrevista, o secretário também afirmou que o governo Rui Costa (PT) está se preparando para atender às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação à importação das doses da Sptunik V, da Rússia. O estado vai conseguir importar 300 mil doses.

Fábio Vilas-Boas voltou a dizer que as doses devem chegar ao estado até o fim deste mês.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no fim da tarde desta quarta, a Bahia registra 73% em taxa de ocupação de leitos de UTI adulto. Na UTI pediátrica, a taxa está em 74%. 

Covaxin

O secretário da Saúde da Bahia foi cauteloso ao comentar a suposta propina solicitada por um homem de confiança do líder do governo Bolsonaro, Ricardo Barros (PP-PR), para compra da Covaxin. O caso foi revelado pela revista Crusoé.

“Afirmações muito superficiais, é preciso investigar isso. Espero que ao longo dos dias seja investigado pelos órgãos fiscalizadores”, disse Vilas-Boas.

O governo federal também estaria envolvido em outro esquema de propina. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, um representante de uma empresa que seria intermediária de doses da Astrazeneca foi assediado pelo diretor de Logística do Ministério da Saúde para pagar propina.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp