Coronavírus

Após críticas de secretários, Queiroga promete rever distribuição de doses contra covid

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 14/07/2021, às 19h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga,  prometeu, em audiência nesta quarta-feira (14) na Câmara dos Deputados, que vai rever a distribuição de vacinas contra covid-19 entre os estados. 

O ministro foi confrontado sobre o problema pelo deputado federal baiano Jorge Solla (PT), que apresentou uma planilha em que cruza a população dos estados com as doses distribuídas: numa ponta, o Amapá recebeu doses que representam 50% de sua população; na outra, Rondônia e Tocantins, com 101%. A Bahia recebeu doses correspondentes a 62% da população é o 14º estado do ranking. 

“A questão do número de doses para estados, o deputado Jorge Solla falou, vamos discutir, já que vencemos os grupos prioritários, já recebeu ao menos a primeira dose, para que se reveja esse critério de distribuição adotando só a demografia do estado, sem considerar fatores de risco, porque esses já foram contemplados, para que se tenha uma distribuição mais adequada de doses”, disse.

Queiroga rebateu as críticas de que teria responsabilidade sobre a suposta má distribuição.

"Todas as vezes que me manifestei foi em defesa de higidez do PNI, das decisões da área técnica, e essas decisões elas não foram tomadas agora. A distribuição de doses foi decidida em outubro de 2020, com o plano nacional de operacionalização. Não foi o MS que de maneira discricionária alocou número de doses X para a Bahia ou para o Rio Grande do Sul. Tudo isso foi decisão submetida à Comissão Tripartite”.

O secretário da Saúde de Salvador, Léo Prates, comemorou a possibilidade de rever a distribuição de doses.

"Esse é o primeiro passo que Salvador receba mais doses e consiga imunizar mais pessoas, acelerando a vacinação. Estamos todos aguardando o envio da quantidade de doses que não tinham sido enviadas!", escreveu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp