Coronavírus

Consórcio Nordeste deve se reunir nesta semana para discutir desistência da Sputnik V, diz Rui

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/08/2021, às 19h25   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que o Consórcio Nordeste - grupo de mandatários da região - deve se reunir nesta semana para discutir se desiste de comprar doses da vacina russa contra covid-19, Sputnik V.

"Se a Anvisa continuar colocando obstáculos, não faz mais sentido insistir. Se demorar mais algumas semanas, não faz mais sentido", afirmou o governador durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta terça-feira (3).

Em maio, o governo da Bahia anunciou que celebrou um contrato com o Fundo Soberano Russo para adquirir 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V. No total, o Consórcio Nordeste firmou compra de 37 milhões de doses. Porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação apenas parte da importação, em caráter expecional.

PNI

Mesmo com a sinalização positiva da Anvisa para importação de pelo menos um percentual das doses, o Ministério da Saúde sugeriu que não incluiria a vacina russa no Plano Nacional de Imunização (PNI). O governador Rui Costa chegou a sugerir que o Consórcio Nordeste estivesse sendo sabotado.

Em declaração na Câmara dos Deputados, o ministro Marcelo Queiroga disse que a pasta não conta, dentro do PNI, com imunizantes que não tenham obtido aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de maneira definitiva ou emergencial, como é o caso da Sputnik V.

Durante a transmissão ao vivo nesta terça, Rui Costa também fez questão de ressaltar que o pagamento das doses da vacina russa ainda não tinha sido efetuado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp