Coronavírus

Estudo da Fiocruz recomenda 3ª dose da Coronavac e AstraZeneca para idosos acima de 80 anos

Banco de imagens/Gov.BR
Fiocruz destacou no estudo que a eficácia da vacina foi comprovada com base na observação da sua utilização no mundo real e não em ensaios clínicos controlados  |   Bnews - Divulgação Banco de imagens/Gov.BR

Publicado em 12/08/2021, às 17h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizou um estudo para investigar a eficácia dos imunizantes AstraZeneca e Coronavac contra a Covid-19 em 60 milhões de brasileiros e confirmou que as duas vacinas protegem contra o coronavírus. Os cientistas avaliaram, no entanto, que os idosos deveriam receber uma terceira dose das vacinas para que fiquem mais protegidos contra a doença. 

Segundo os pesquisadores, as pessoas com mais de 80 anos devem receber uma terceira dose da Coronavac e os com mais de 90 anos devem ser imunizados com mais uma dose da AstraZeneca. Apesar disso, segundo a CNN, os especialistas ressaltam a importância de vacinar todas as faixas etárias antes de aplicar a dose de reforço em idosos.

Depois de ter recebido denúncias contestando a efetividade da AstraZeneca, a Fiocruz destacou no estudo que a eficácia da vacina foi comprovada com base na observação da sua utilização no mundo real e não em ensaios clínicos controlados. A fundação explica que, devido a isso, a pesquisa “atesta ainda mais significativamente a proteção auferida pelas duas vacinas”.

“Analisando dados de quase 61 milhões de indivíduos vacinados com pelo menos uma dose, nossos resultados demonstram fortes evidências de 70,0% e 54,2% de proteção contra a infecção após a vacinação completa com Vaxzevria e CoronaVac, respectivamente. Vaxzevria ofereceu aproximadamente 90% de eficácia contra hospitalização, admissão em UTI e morte, enquanto CoronaVac forneceu aproximadamente 75% de proteção após a vacinação completa”, afirmaram os pesquisadores. 

Leia mais:

Fiocruz diz que jovens apresentam mais chances de desenvolverem síndromes pós-Covid e forma grave da doença

 “O VE do CoronaVac / Butantan foi próximo a 80% contra o óbito em indivíduos com até 79 anos. No entanto, foi observada redução da eficácia a partir dos 80 anos, com apenas 35,4% de proteção contra morte observada em indivíduos com mais de 90 anos. Em contrapartida, a vacina Vaxzevria / Fiocruz alcançou cerca de 90% de proteção contra morte em indivíduos com menos de 90 anos , enquanto um VE de 70,5% foi encontrado em maiores de 90 anos.”, diz o estudo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp