Coronavírus

Estudo aponta eficácia menor da Pfizer e AstraZeneca contra variante Delta da Covid-19

Pixabay
Pesquisadores utilizaram cerca de 150 mil pessoas imunizadas   |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 13/08/2021, às 17h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo publicado no periódico científico New England Journal of Medicine, na última quinta-feira (12), analisou a taxa de eficácia dos imunizantes contra a Covid-19 da Pfizer e da AstraZeneca perante as variantes Delta, identificada pela primeira vez na Índia, e a Alfa, descoberta no Reino Unido. 

Os resultados da pesquisa indicam que a eficácia da vacina após uma dose entre as pessoas que se contaminaram com a variante Delta foi de 35%, enquanto que a efetividade ficou em 51% entre os cidadãos que se infectaram com a variante Alfa.

Já para as pessoas que foram imunizadas com as duas doses da vacina, a Pfizer teve uma eficácia de até 93,7% entre indivíduos infectados com a variante Alfa e de 88% contra a variante Delta. Já a AstraZeneca teve uma efetividade de 74,5% para casos de infecções com a variante Alfa e de 67% com a variante Delta.

Segundo a CNN, os pesquisadores utilizaram cerca de 150 mil pessoas imunizadas com uma e com duas doses da vacina para comparar a efetividade em relação a 93 mil pessoas que não foram protegidas contra o vírus. Os dados do estudo foram obtidos através dos resultados da vacinação na prática em grandes populações.

Ainda de acordo com os pesquisados, foi possível observar durante o estudo algumas divergências na eficácia das duas vacinas (Pfizer e AstraZeneca) perante as variantes Alfa e Delta após a imunização com as duas doses. "As diferenças absolutas na eficácia da vacina foram mais marcantes após o recebimento da primeira dose. Esta descoberta apoia os esforços para ampliar a aplicação de duas doses das vacinas entre as populações vulneráveis", diz o artigo.

Leia mais:

Delta plus é mais perigosa que as outras variantes? Saiba mais sobre a nova mutação da Covid-19

Avanço da variante Delta é “altamente preocupante”, informa Opas

Anvisa solicita à Pfizer informações sobre terceira dose da vacina

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp