Coronavírus

Servidora é afastada após aplicar vacina contra poliomielite em pacientes que deveriam receber imunizante contra Covid

Marcelo Camargo/Agência Brasil
A secretaria lamentou o ocorrido por meio de nota  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 19/08/2021, às 18h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Por conta do erro de uma servidora da Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra, no Rio de Janeiro, 44 pessoas receberam vacina contra a poliomielite no lugar do imunizante contra a Covid-19. A profissional que aplicou as vacinas, funcionária de carreira da prefeitura, foi afastada até que a apuração seja concluída. 

De acordo com informações do site IG, as pessoas que receberam a vacina estão agendadas para retornar ao posto em 15 dias.

O caso ocorreu na última terça-feira (17), na unidade da Estratégia Saúde da Família da Nova São João da Barra, na sede do município. Segundo a secretaria, a servidora da unidade admitiu ter se confundido no momento de separar os frascos e aplicou a vacina contra poliomielite em pessoas com idades entre 21 e 44 anos.

Das 83 doses da CoronaVac agendadas para a aplicação na terça-feira, foram aplicadas 63, e das 40 doses agendadas da AstraZeneca, foram aplicadas 36. A unidade de saúde possui câmara de armazenamento e não houve perda de vacinas.

A secretaria lamentou o ocorrido por meio de nota e informou "que será instaurado um processo administrativo para apurar o caso". Disse ainda que "o fato isolado não prejudica o andamento da vacinação no município, que segue avançando na imunização de pessoas a partir de 21 anos, com cadastramento para pessoas acima de 15 anos".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp