Coronavírus

Estudo brasileiro identifica infecção pulmonar por Covid-19 em feto pela primeira vez

Pixabay
Feto foi abortado, não por causa da Covid-19, na 34° semana de gestação  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 23/08/2021, às 17h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo brasileiro publicado no periódico científico Frontiers in Medicine constatou a existência do coronavírus nos tecidos de um feto de uma mulher que teve sintomas leves da Covid-19 durante a gestação. Os cientistas comprovaram que o SARS-CoV-2 provocou uma infecção pulmonar no bebê. 

Segundo a revista Veja, o feto foi abortado, não por causa da Covid-19, na 34° semana de gestação devido uma grave trombose na placenta materna, que afetou o fluxo de sangue e oxigênio recebido pelo feto. 

Estudos anteriores já tinham identificado a presença do RNA do vírus nos tecidos do cordão umbilical e da placenta. Esta é a primeira vez, no entanto, que os cientistas encontram outras partes do corpo do feto, traquéia, fígado, cérebro e coração, infectadas pelo coronavírus. 

Os cientistas responsáveis pela pesquisa ressaltam, de acordo com a Veja, que algumas pesquisas já mostraram que quando a Covid-19 é contraída já no fim da gestação, o risco de surgir problemas adversos, como o parto prematuro, aumenta. Por isso, as mulheres grávidas devem ser acompanhadas desde o início por médicos para evitar futuros problemas para o feto. 

Leia mais:

Para estimular imunização, Prefeituras-Bairro também vão vacinar contra a Covid-19; saiba mais

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp