Coronavírus

Vereador indica que prefeitura crie passaporte de vacinação para jovens acessarem lugares da cidade

Jefferson Peixoto/Secom
Proposta elaborada por Emerson Penalva (Podemos) considera a "importância" e "urgência" de controlar novas variantes do Sars-Cov-2 - especialmente a delta, cepa mais contagiante que vem se tornando predominante em todo País  |   Bnews - Divulgação Jefferson Peixoto/Secom

Publicado em 02/09/2021, às 13h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Emerson Penalva (Podemos) indicou, ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), a implantação de um passaporte digital de vacinação contra a Covid-19 para os jovens terem acesso a locais públicos e privados da cidade.

O projeto de indicação do edil, da última quarta-feira (1º), considera a "importância" e "urgência" de controlar novas variantes do vírus - especialmente a delta, cepa mais contagiante que vem se tornando predominante em todo País

De acordo com o documento, o passaporte de vacinação deve comprovar a aplicação da vacina para ter acesso a locais como shopping centers, casas de shows, bares, restaurantes, lanchonetes, estádios, ginásios, arenas, cinemas e academias.  

A obrigatoriedade da apresentação deste salvo-conduto obedeceria à programação estabelecida pelo Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, e seria exigido dos jovens cuja vacinação contra a Covid-19 já tenha sido completada.

 "[...] Todos estabelecimentos públicos ou privados deverão ter afixado em suas dependências aviso informando sobre a obrigatoriedade da apresentação do passaporte de vacinação",  descreve o vereador.

Para comprovar a devida imunização, a proposta sugere que o cartão de vacina físico emitido pela secretaria municipal de saúde, ou Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, por meio do aplicativo “Conecte SUS”, seja apresentado.

Este último poderia ser apresentado em versão analógica ou eletrônica. A obrigatoriedade de utilização da máscara - "que cubra o nariz e a boca" - seguiria sendo requisitada enquanto durar a Emergência em Saúde Pública provocada pela pandemia.  

"Com a exigência de comprovante de vacinação, através do passaporte digital, o jovem que ainda não se vacinou, perceberá que não poderá frequentar ou adentar em diversos locais públicos e privados. A exigência da obrigação do passaporte digital de vacinação incentivará os jovens soteropolitanos que frequentam esses locais", estima.

Notícias Relacionadas

Paraíba confirma primeira morte pela variante delta no estado

Variante delta do coronavírus já corresponde a 96% das amostras no Rio

Estudo mostra que variante delta pode dobrar risco de internação

Morre homem diagnosticado com variante delta na Bahia

Homem detectado com variante Delta em Feira de Santana não tinha se vacinado contra Covid-19

Estudo da OMS indica que variante Delta é a mais contagiosa

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp