Coronavírus

Prefeito de Salvador considera limitar acesso de pessoas não vacinadas a locais públicos

Dinaldo Silva/BNews
Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 08/10/2021, às 11h48   Nilson Marinho e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), admitiu nesta sexta-feira (8) à imprensa, durante inauguração de nova geomanta no bairro da Fazenda Grande do Retiro, que pode limitar o acesso de pessoas não vacinadas contra a Covid-19 a locais públicos, para "induzir" a imunização da população soteropolitana. 

A Prefeitura, em conjunto com a SMS, já lançou o seu próprio "passaporte de vacina", disponível em aplicativo.

Informações atualizadas mostram que 43.427 adultos acima de 18 anos residentes na capital baiana ainda não tomaram nenhuma dose do imunizante. 

Outras 147 mil não retornaram para tomar a dose de reforço, fundamental para garantir a proteção contra o vírus. Nesta semana, a Prefeitura iniciou uma ação nas escolas municipais que fez o número de crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos não vacinados cair de 70 mil para 49 mil.

Leia mais

-Rui Costa diz que vai exigir comprovação da segunda dose da vacina nos estádios, academias e espaços coletivos

-Governo pode exigir comprovante de vacina no Carnaval, diz secretária

-Vacinação contra Covid-19 prossegue em Salvador nesta sexta-feira (8)

Atualmente, a estratégia da Prefeitura tem sido antecipar em pelo menos uma semana, a aplicação das segundas doses de quem tomou Pfizer ou Astrazeneca/Oxford, e assim não ficar com doses ociosas no estoque da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No entanto, Salvador avança cada vez mais na vacinação e, segundo o prefeito, caso haja um momento em que as vacinas fiquem paradas, poderão ser adotadas medidas para limitar o acesso de pessoas não imunizadas a locais públicos.

A Covid-19 é uma doença coletiva. O espalhamento do vírus permite a sua replicação e surgimento de cepas com diferentes códigos genéticos, que podem se tornar mais resistentes à vacina e diminuir a sua eficácia. Estudos mostram ainda que a proteção contra o novo coronavírus cai gradativamente desde a última aplicação da segunda dose, ao menos nos casos da CoronaVac, que em Salvador e outros lugares já se aplica a terceira dose, e também da Pfizer.

"Não tendo mais condições de antecipar porque chegamos ao limite, vamos adotar medidas para induzir as pessoas a irem se vacinar, como restringir acesso a determinados locais de quem não tiver as duas doses da vacina", advertiu o prefeito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp