Coronavírus

Rio pode desobrigar máscaras em locais fechados em 15 de novembro

Renan Olaz/CMRJ
Bnews - Divulgação Renan Olaz/CMRJ

Publicado em 21/10/2021, às 16h59   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou nesta quinta-feira (21) que o município pode desobrigar o uso de máscaras, inclusive em locais fechados, quando 75% da população estiver completamente imunizada contra a Covid-19. A projeção é que isso ocorra a partir do dia 15 de novembro.

"Vamos sempre seguir aquilo que o comitê científico disser, e o secretário [de Saúde] Daniel Soranz toma a decisão final", afirmou.

Hoje com 62% da população total imunizada, o Rio de Janeiro tem assistido a uma queda expressiva do número de casos e mortes pela doença. A Prefeitura tem dito que a cidade tem o melhor cenário epidemiológico desde o início da pandemia.

No início do mês, o comitê científico recomendou, inclusive, o retorno pleno das aulas presenciais em todas as unidades de ensino públicas ou particulares.

Desde o começo de outubro a prefeitura do Rio avalia a desobrigação do uso de máscaras ao ar livre, que chegou a ser prevista para o dia 15 de outubro, o que não ocorreu.

Leia também: Variante Delta: Bahia já tem 190 casos sequenciados da cepa

Coronavírus: Vacinação lenta no Extremo Sul da Bahia preocupa Secretaria da Saúde

“Nunca foi parâmetro”, comenta Bruno Reis sobre decisão de Eduardo Paes em realizar Carnaval em 202

No início da semana, o secretário Daniel Soranz afirmou em entrevistas que a obrigatoriedade das máscaras em espaços externos deve ter fim na próxima terça-feira (26), quando a cidade deve chegar a 65% da população imunizada.

"É importante a gente ter cautela, que a gente vá com segurança, que vá acompanhando sempre muito de perto os números para que a gente possa dar mais segurança para a população para esse processo de retomada", disse Soranz ao programa Bom Dia Rio, da TV Globo.

A Prefeitura publicou nesta segunda-feira (18) um decreto autorizando a lotação máxima em espaços como cinemas, teatros, casas de festa e centros comerciais.

O decreto determina também que não é mais necessário haver distanciamento social nesses ambientes, apenas manter o uso de máscaras. Antes, a lotação permitida era de 70% com distanciamento de um metro entre as pessoas.

Em São Paulo, o comitê científico do governo estuda estabelecer indicadores para ajudar as autoridades a decidirem se flexibilizam ou não o uso de máscaras no estado durante a pandemia.

A cobertura vacinal da população, o nível de transmissão do vírus e o número de novos casos e de internações são alguns dos parâmetros que devem ser utilizados, disse o coordenador-executivo do órgão, João Gabbardo.

Gabbardo afirmou que os indicadores não determinarão uma data para o fim da obrigatoriedade, mas irão apontar um momento ideal para que o uso não seja exigido em algumas situações, começando por ambientes externos sem aglomeração.

O coordenador disse também que ainda não é o momento para a flexibilização, apesar dos indicadores já apresentarem números positivos.

Matérias Relacionadas

Prefeito de Salvador diz que só irá discutir uso de máscara com 100% da população vacinada

"Acho essa discussão sobre retirada das máscaras totalmente inoportuna", diz secretário de Saúde

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp