Coronavírus

Uso de máscaras em locais abertos deixa de ser obrigatório em cidade baiana; saiba detalhes

Ilustrativa

O item de proteção ainda será exigido em ambientes fechados e eventos na cidade

Publicado em 02/11/2021, às 10h06    Ilustrativa    Redação BNews

Em decreto publicado no Diário Oficial do município desta segunda-feira (1º), a prefeitura de Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos da cidade. "Libera uso de máscaras de combate ao coronavírus em ambientes abertos, no município de Porto Seguro e dá outras providências".

A medida começa a valer nesta terça-feira (2), feriado do Dia de Finados, foi assinada pelo prefeito Jânio Natal, que polemizou ao divulgar qual seria sua primeira medida ao tomar posse no início do ano. Em agosto, o vice-prefeito Paulinho Toa Toa  disse que a prefeitura planeja a realização do réveillon e Carnaval na cidade, mas prega cautela.

Leia também
Burger King ironiza bolsonaristas em novo comercial
Estrada é inaugurada pela prefeitura com postes no meio da pista
Otto Alencar ataca prefeito do PSDB que não recepcionou governador Rui Costa no interior da Bahia

Apesar disso, o decreto flexibilizando a obrigatoriedade do uso de máscaras mantém restrições para ambientes fechados. Quem estiver na cidade ainda é obrigado a utilizar o item de proteção em locais de trabalho, casa de shows, eventos e festas, além do comércio em geral. O descumprimento acarretará em responsabilidade pelos  crimes contra a saúde pública e contra administração pública em geral.

A decisão é justificada considerando o "alto índice de vacinação em todo o território municipal e a redução das internações e de novos casos graves da doença". O decreto destaca que a medida poderá ser revista a qualquer momento, renovada ou ampliada com base nos critérios da gestão municipal.

Apesar da justificativa, a cidade não divulgou o percentual de vacinados. Nas redes sociais oficiais da prefeitura, foi divulgado um boletim com o número de casos, óbitos e pacientes recuperados, além do número de leitos disponíveis e ocupados no município.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre