Coronavírus

Holanda retoma lockdown parcial com disparada de casos de Covid-19

Rovena Rosa/Agência Brasil
Medidas foram anunciadas pelo primeiro-ministro interino, Mark Rutte   |   Bnews - Divulgação Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 12/11/2021, às 19h01   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

A Holanda retomará um lockdown parcial a partir deste sábado (13), e o governo ordenou que restaurantes e lojas fechem cedo e proibiu espectadores em grandes eventos esportivos na tentativa de conter uma disparada de casos de covid-19. Na última quinta-feira (11) a Alemanha registrou 50.196 novos casos da covid, o maior número de registros diários da doença desde o início da pandemia. O recorde anterior havia sido de 45.333 novas infecções registradas em 7 de janeiro.

O primeiro-ministro interino, Mark Rutte, disse que as restrições que o povo holandês achou terem terminado de vez estão sendo reativadas durante três semanas.

No Brasil, um levantamento feito a pedido da Pfizer e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) mostrou que o sentimento de segurança gerado com o aumento na taxa de imunização contra a covid-19 abrange 75% dos 2 mil entrevistados. Outros 20% disseram se sentir inseguros, enquanto 86% afirmaram ter muito ou um pouco de medo de que haja uma nova onda da doença.

Supermercados e comércios não essenciais também fecharão cedo, e medidas de distanciamento social serão reimpostas. O governo recomendou que não mais do que quatro visitantes sejam recebidos em casa, uma ação a ser adotada de imediato.

"Esta noite estamos trazendo uma mensagem muito desagradável com medidas muito desagradáveis e abrangentes", disse Rutte em um pronunciamento televisionado na noite desta sexta-feira (no horário local). "O vírus está em toda parte e precisa ser combatido em toda parte."

O governo holandês também está estudando maneiras de restringir o acesso de pessoas que não foram vacinadas a locais fechados, uma medida politicamente delicada que exigiria aprovação parlamentar.

As medidas são concebidas para conter uma disparada de casos de covid-19 que está sobrecarregando hospitais de todo o país.

As novas infecções passaram de 16 mil pelo segundo dia consecutivo nesta sexta-feira, quebrando o recorde anterior de quase 13 mil casos confirmados em um dia atingido em dezembro do ano passado. Com informações da Reuters

Leia também: 

Mais 2,1 milhões de doses da vacina da Pfizer chegam ao Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp