Coronavírus

Bahia registra quase 5 mil novos casos de Covid; Conselho de Saúde acende alerta

Joá Souza/BNews
O Conselho Estadual de Saúde (CES) enviou aos poderes públicos recomendações urgentes  |   Bnews - Divulgação Joá Souza/BNews

Publicado em 19/11/2022, às 12h33   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O aumento no número de casos da covid-19 na Bahia voltou a chamar atenção. São 4.624 novos casos foram identificados no estado, em um mês, entre 14 de outubro e a última segunda-feira (14). Desse total, 63 pessoas vieram a óbito. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Na sexta-feira (18), o Conselho Estadual de Saúde (CES) enviou aos poderes públicos recomendações urgentes para barrar a disseminação acelerada do vírus. A medida leva em consideração a disseminação das subvariantes da Ômicron e a alta nas hospitalizações.

Dentre as orientações estão o retorno da obrigatoriedade de apresentação do cartão de vacina em locais de aglomeração, ampliação de testagem e a aceleração da vacinação. No Hospital Espanhol, reativado na Barra por conta da pandemia, a elevação do número de casos volta a preocupar. Em pouco mais de duas semanas, houve um aumento de 73% no número de internamentos. A ocupação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) chegou a 85% na manhã de sexta-feira (18), com 34 dos 40 leitos ocupados majoritariamente por pacientes acima de 60 anos, com comorbidades e esquema vacinal incompleto.

O prefeito Bruno Reis disse na quinta-feira (17) que não descarta a ampliação de tendas e gripários em Salvador. A prefeitura também decidiu reativar pontos de drive-thru para a vacinação. O virologista Gúbio Soares explica que já era esperado que o vírus da covid-19 se multiplicasse em formatos de novas cepas. Essa é a forma que o micro-organismo encontra para continuar circulando entre os seres humanos. Por isso, o especialista indica que cuidados sejam retomados para que medidas de isolamento social não voltem a acontecer no país.

Esquema de vacinação - Em meio a alta de casos, a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) começou, na última quinta-feira, a aplicar a quinta dose da vacina contra a covid-19, ou terceira dose de reforço, em pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos. É preciso estar com o nome na lista do site da SMS e ter tomado a quarta dose até o dia 17 de julho deste ano. A Sesab não informou quantas cidades do estado já estão aplicando a quinta dose, mas além da Bahia, outros seis estados do Nordeste já disponibilizaram o reforço. Dos nove estados da região, apenas Piauí, Ceará e Pernambuco não ofereceram a quinta dose à população. O Ministério da Saúde ainda não emitiu parecer técnico sobre a aplicação da quinta dose.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp