Coronavírus

Covid-19: Brasil não tem dados de autotestes; realidade gera subnotificação

Marcelo Camargo/Agência Brasil
País ainda passa pela questão do desafio de contabilização de casos pelas autoridades  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 19/05/2022, às 11h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A alta de casos ativos de Covid-19 no país traz um panorama de incertezas relacionadas com um maior controle da doença. O desafio no Brasil ainda passa pela questão da contabilização de casos pelas autoridades, que não têm um controle sobre os autotestes positivos para a doença.

O registro dos testes fica restrito ao momento da realização em pontos oficiais ou casos como o de pessoas que fazem o processo com um profissio0nal de saúde. Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o autoteste “não define um diagnóstico, o qual deve ser realizado por profissional de saúde. Seu caráter é orientativo. Ou seja, não se trata de um atestado médico”, como descreve em nota. Além disso, o órgão explica que o resultado do autoteste não é válido para viagens e entradas em eventos.

No Brasil, não existe uma obrigação para que o autoteste positivo seja informado para as autoridades de saúde. O que fica entendido está relacionado apenas com uma “recomendação”.

A Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) informou que entre março e abril 32 mil pessoas comunicaram resultado dos testes no aplicativo de autoteste de covid-19. A taxa de positividade dos testes ficou em 22% do total informado, bem próximo do percentual de outros sistemas —que têm apresentado alta nesse índice.

Leia Mais:

Bahia registra 26 novos casos de Covid-19 e quatro mortes em 24 horas

Salto de internações por Covid-19 em SP preocupa especialistas e órgãos de saúde

Covid-19: Em Salvador, UTI pediátrica segue com 100% de ocupação

A Anvisa também disponibilizou um painel que permite acompanhar os pedidos de registro de autotestes para Covid-19 e o status de cada um deles. No entanto, isso vai da vontade de se fazer o registro, sem um espaço de compilação de dados.

De acordo com os dados do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), do Ministério da Saúde, a taxa de positividade de exames pelo SUS (Sistema Único de Saúde) mais que dobrou em apenas em uma semana e chegou a 26%. O Brasil ainda teve o menor número de testes de covid-19 em dois anos de pandemia, considerando o mês de abril deste ano. A rede privada registrou o percentual 24,1%, de acordo com a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica).

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp