Coronavírus

Comitê de saúde volta a recomendar uso de máscara em locais fechados no estado de SP

Rovena Rosa/Agência Brasil
Grupo recomendou utilização após aumento de 120% de internações por Covid-19 no mês de maio  |   Bnews - Divulgação Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 31/05/2022, às 18h25   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O governo de São Paulo deve voltar a recomendar o uso de máscaras contra Covid-19 em ambientes fechados após uma recomendação feita pelo Comitê de Medidas de Vigilância em Saúde em reunião nesta terça-feira (31).

A recomendação acontece em meio a uma alta de 120% de internações por Covid-19 no mês de maio. 10 milhões de pessoas ainda estão com dose de reforço da vacina atrasada no estado. Porém, a recomendação não significa que o uso voltará a ser obrigatório. Nesse caso, caberá às prefeituras determinar isso por meio de um decreto, por exemplo.

Leia também:

O grupo de especialistas também recomendou que pessoas de grupos de risco utilizem a proteção mesmo em ambientes abertos e que a população complete o esquema vacinal, com a dose de reforço para adultos e adolescentes, e a quarta dose para idosos e pessoas com comorbidades.

Através de nota, o governo paulista destacou que a sugestão não altera a legislação vigente. "O Comitê recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimentos fechados sem caráter obrigatório, não modificando a legislação vigente em São Paulo da utilização apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo", declarou.

"O grupo também orientou que os municípios intensifiquem a busca ativa dos faltosos das 2ª e 3ª dose para os adultos e da 4ª dose para os idosos acima dos 60 anos. Entre as recomendações também está a importância da vacinação entre os adolescentes para a terceira dose, que começou a ser aplicada no Estado ontem (30)".

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp