Meio Ambiente

Junho Verde: Primeira eletrovia do Nordeste é criada ligando Salvador a Natal

Divulgação
Primeira eletrovia a ligar Salvador e Natal possui mais de 1.100 quilômetros de extensão  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 31/05/2022, às 16h03   Luiz San Martin


FacebookTwitterWhatsApp

O projeto Corredor Verde, da Neoenergia, desenvolveu o primeiro corredor de mobilidade elétrica do Nordeste. A eletrovia liga as capitas Salvador (BA) e Natal (RN), passando pelas cidades de Feira de Santana (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB). O projeto já está em funcionamento e possui mais de 1.200 quilômetro de extensão, com 18 pontos de abastecimento.

Ao BNews, o gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José Brito, explicou a importância de projetos sustentáveis para corporações na atualidade. “A sustentabilidade dos negócios obviamente tem que interessar questões para viabilizar os negócios e também atender demandas como a nossa responsabilidade sócio corporativa, questões relacionadas ao meio ambiente, pois eles estão interligados”, disse Brito.

O projeto Corredor Verde faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, que integra planos da corporação com a finalidade de desenvolver estímulos na população para a utilização de veículos elétricos, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento sustentável e no processo de descarbonização da economia.

Leia mais:

Junho Verde: Grupo A4 lança projeto para conscientização da preservação ambiental

Junho Verde: Saiba por que precisamos falar sobre sustentabilidade

“Esse projeto, o Corredor Verde, é mais um projeto que a gente realiza que está vinculado a sustentabilidade. O projeto faz parte de um programa de pesquisa e desenvolvimento. O projeto corredor verde começou lá em janeiro de 2020 e já está totalmente operacional. É um projeto que visa o desenvolvimento em diversas frentes, uma delas é a eletrovia que liga Salvador a Natal passando por outras capitais do Nordeste”, explicou Brito.

Ao todo, 18 pontos de recargas estão espalhados nas sete cidades que participam do projeto. Desses pontos, seis estão localizados em shoppings centers de capitais, os demais estão em rodovias que ligam os estados. Os pontos localizados nas cidades possuem carga média e só carregam um veículo por vez, já os pontos das estradas possuem carga rápida (cerca de 30 minutos) e dois veículos podem ser carregados de vez. Na Bahia os pontos estão localizados no Shopping da Bahia e no Senai/Climatec, com dois cada, em Feira de Santana, Praia do Forte e Massarandupió, no município de Entre Rios.

“Tivemos uma fase inicial de testes em novembro de 2021, onde esses pontos estavam restritos aos participantes do projeto, mas a partir de fevereiro nós deixamos ela operacional para ter o feedback da população” falou o gerente corporativo.

Para utilizar algum dos eletropontos, a pessoa precisa baixar o aplicativo “Corredor Verde” em seu celular. “Nós desenvolvemos um aplicativo chamado Corredor Verde. Nesse aplicativo você vai fazer um cadastro, vai conseguir identificar qual o ponto de recarga mais próximo e verificar quais são as tomadas disponíveis para fazer recarga veicular. Ao chegar no local, vai fazer todo o processo de destravamento do plug e pagamento da recarga. Esse serviço já está disponível para usuários em todo nordeste”, finalizou Brito.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp