Coronavírus

Conselho de Saúde comemora aprovação de vacinas, mas faz cobranças ao MS e a Prefeitura de Salvador

Pedro Ribas/SMCS Curitiba
“Não precisamos viver o caos para agir de acordo com as medidas preventivas", disse o presidente do Conselho de Saúde  |   Bnews - Divulgação Pedro Ribas/SMCS Curitiba

Publicado em 23/11/2022, às 18h08   Cadastrado por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

A aprovação de duas vacinas bivalentes de uso temporário e emergencial, realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é motivo de comemoração para o Conselho Estadual de Saúde (CES), mas entidade cobra agilidade do Ministério da Saúde para distribuição da Bivalente BA1 e Bivalente BAD/BA5.

O presidente do CES, Marcos Sampaio, explica que o momento exige essa celeridade da pasta. “Na Bahia, já é possível analisar um aumento significante nos indicadores casos. Só na última semana nós tivemos 2.988 novos casos de covid-19 registrados”, afirma.

Segundo a Sesab, nesta quarta-feira (23), o número de ocupação de leitos da enfermaria pediátrica tem taxa de ocupação 100%. Já na enfermaria adulto, 47 dos 137 leitos já estão ocupados, o que representa uma taxa de 35% de ocupação.

A partir desses indicadores e enquanto não há ainda a compras das novas vacinas, o CES considera essencial a obrigatoriedade de máscara em espaços fechados e transportes públicos, além de continuar o recomendando outras medidas para controlar e reduzir a propagação do coronavírus, como as sublinhagens, derivada da variante Ômicron. “No caso de Salvador por exemplo, não há mais desculpas para não colocar como obrigatório o uso das máscaras em locais fechados e nos ônibus. A prefeitura precisa tomar uma atitude”, cobrou Sampaio.

 “Não precisamos viver o caos para agir de acordo com as medidas preventivas. A vacinação e o uso de máscaras são as ferramentas mais eficientes e seguras para prevenir a disseminação das doenças infecciosas.”, destacou Sampaio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp