Coronavírus

Covid-19: Após alta procura, testes rápidos acabam em UPA de Salvador

Dinaldo Silva/BNews
Após o final de semana com dia D da vacinação contra a Covid-19, UPA dos Barris teve alta demanda nesta segunda-feira (21)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 21/11/2022, às 11h21 - Atualizado às 11h28   Bruno Guena e Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A retomada do surgimento consecutivo de novos casos positivos de Covid-19 tem preocupado a população baiana. Sendo assim, diversas pessoas têm corrido atrás dos testes rápidos encontrados nas UPAs espalhadas pela capital e em municípios do interior do estado. A UPA 24 horas dos Barris, por exemplo, que fica localizada na Praça João Mangabeira, na Avenida Vale dos Barris, presenciou na manhã desta segunda-feira (21) a grande demanda de pessoas interessadas na testagem.

Diante da ampliação para 300 exames visando a detecção da doença a partir desta segunda, a Prefeitura Municipal de Salvador alterou o horário de atendimento na tenda da unidade, passando a abrir o local a partir das 8h. A equipe do BNews foi até o local e apurou que todos os testes foram esgotados até às 11h desta manhã.

No local, duas filas foram formadas: a primeira com pessoas que contraíram diagnóstico positivo e aguardavam atendimento médico; e a segunda com as que ainda aguardavam receber as testagens.

A UPA dos Barris disponibilizou 300 testes rápidos da Covid-19
A UPA dos Barris disponibilizou 300 testes rápidos da Covid-19. Foto: Dinaldo Silva/BNews

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas, até o fechamento desta reportagem, não obtivemos resposta. Às 11h28 (horário de Brasília), a SMS sinalizou, por meio de nota, que "além da tenda de testagem contra a Covid-19, localizada na UPA Barris, há mais 40 postos de saúde espalhados pela capital baiana com capacidade para realização do mesmo exame e pede colaboração aos usuários para não se concentrarem em apenas um local e gerar fila de espera".

Último levantamento

Entre sexta-feira (18) e domingo (20), cerca de 643 testes foram realizados. De modo geral, 364 pessoas foram validadas com a contaminação da doença. Além do novo ponto de testagem na UPA dos Barris, o serviço também está sendo oferecido em mais de 40 postos de saúde em Salvador. Ao todo, aproximadamente 100 exames são contemplados em cada unidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp