Coronavírus

Covid-19: Todos os estados brasileiros deixam zona de alerta

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Essa é a primeira vez que não há estado na zona de alerta desde junho de 2020  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 25/03/2022, às 16h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O novo boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, publicado nesta sexta-feira (25), mostra que, pela primeira vez desde julho de 2020, todos os estados brasileiros estão fora da zona de alerta, com taxas de ocupação de leitos inferiores a 60%.

“O cenário atual é resultado do avanço na vacinação, com 82% da população com a primeira dose, 74% com o esquema de vacinação completo e 34% com a dose de reforço. Porém, este avanço precisa ser ampliado e acelerado para que se reflita em maior velocidade na queda das internações e óbitos”, diz o documento.

Leia mais:

Um dos membros do observatório, o sanitarista e pesquisador da Fiovruz Christovam Barcelos explicou ao jornal O Globo que a tendência de desaceleração da pandemia começou a ocorre no fim de janeiro.

"A gente monitora diversos indicadores, e via sinais de uma diminuição da positividade dos testes ali no fim de janeiro. Depois, vimos uma queda de casos e óbitos no começo de março. Agora, a gente vê esse alívio nos hospitais com a queda na ocupação de leitos. Então a gente pode dizer que a rede de saúde saiu de uma fase de colapso, mas ainda precisamos continuar com o monitoramento", afirmou Barcellos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp