Coronavírus

Bruno Reis afirma que obrigatoriedade do uso de máscaras não faz mais sentido e prevê retirada; saiba quando

Foto: Joilson César/BNews
Prefeito Bruno Reis defende que uso de máscara seja opcional  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 25/03/2022, às 10h19 - Atualizado às 10h22   João Brandão e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Prefeito de Salvador, Bruno Reis voltou a defender a retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras em Salvador e garantiu que vai derrubar a imposição logo quando tiver a possibilidade viabilizada pelo Governo do Estado. Atualmente, existe um decreto estadual em vigor impondo a obrigação do uso em locais públicos e essa medida se sobrepõe à vontade dos municípios porque o poder executivo estadual é uma instância superior.

"A opinião do prefeito é de que já teríamos condições de tirar máscaras em todos os ambientes. Passamos a posição ao Estado, mas o decreto estadual sobrepõe. Caso o governo opte por transferir a responsabilidade aos municípios, eu de imediato retirarei as máscaras. Não faz mais sentido [manter a obrigação]", disse Bruno Reis nesta sexta (25) em evento que celebrou parceria da Prefeitura com o Instituto Daniel Alves.

Leia mais:Retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras será analisada até o final do mês, afirma governador
Prefeitura de Vitória da Conquista retira obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos
Sergipe retira obrigatoriedade do uso de máscaras, mas tem regras para públicos em eventos: confira

Ainda de acordo com Bruno Reis, ele defende que o uso seja opcional e cabe a cada indivíduo o uso ou não quando bem entender.

"Defendo a não obrigatoriedade do uso. Usa quem quer, quem quiser, quem quer se proteger tendo em vista idade, comorbidade fica à vontade", afirmou.

Algumas prefeituras baianas passaram por cima do Estado e já retiraram as máscaras obrigatórias em locais abertos, casos de Porto Seguro e Vitória da Conquista. O mesmo aconteceu em Sergipe, neste caso a aprovação veio após votação na Assembleia Legislativa local (Saiba mais em links logo acima no texto).

A preferência dos baianos é pela liberação do uso de máscaras em locais abertos, aponta pesquisa Genial/Quaest, encomendada pela CNN Brasil.

De acordo com o estudo, 44% dos baianos entrevistados apoiam a não obrigatoriedade ao ar livre. Outros 40% acreditam que o equipamento ainda deve ser utilizado em todos os ambientes. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp