Coronavírus

Escola exige vacinação contra Covid-19 em crianças para retorno às aulas

redes sociais
Escola recebeu abaixo-assinado dos pais sobre nova medida estipulada  |   Bnews - Divulgação redes sociais

Publicado em 13/01/2022, às 11h20   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Enquanto a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos ainda não está ocorrendo em diversas capitais do país, um colégio no Rio de Janeiro fez uma exigência que ocasionou em um abaixo-assinado virtual.

A Escola Americana, com unidades em dois bairros de classe média alta na capital carioca, afirmou que só vai receber alunos que estiverem com a vacinação contra a Covid-19 em dia. 

Um abaixo-assinado feito pelos pais e responsáveis dos alunos repercutiu sobre a situação. Questionamentos envolvendo a unidade escolar foram colocados à mesa. 

Associação alerta para desabastecimento de insumos para teste de covid
Prefeito do Rio sugere proibir venda de cerveja para não vacinados

Escolas particulares podem proibir alunos de frequentarem as dependências da instituição se não estiverem vacinados? Segundo o site O Globo, a situação, via judicial, é quase certa. 

Entretanto, apenas a escola Americana adotou essa medida. Outras dez instituições de ensino particular, no Rio de Janeiro, não vão seguir o mesmo caminho da exigência do cartão de vacinação.

O que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz

Apesar das vacinas que estão no Plano Nacional de Imunizações (PNI), serem obrigatórias, sendo um dever dos pais e responsáveis, podendo perder a guarda da criança até levar multa, a imunização contra a Covid-19, no entanto, não foi incluída no PNI pelo Ministério da Saúde e, ainda segundo o site O Globo, não há indícios de que haverá sinalização de qualquer inclusão.

“O que pode acontecer, e isso está previsto tanto no decreto federal que trata da pandemia, de fevereiro de 2020, quanto em decisões do STF, é que municípios ou estados estipulem regras próprias sobre essa questão, impondo maior rigor na exigência da vacinação” Daniel Dourado, médico e advogado sanitarista e pesquisador do Centro de Pesquisa em Direito Sanitário da USP.

Para Alynne Nayara Ferreira Nunes, especialista em Direito Educacional, se a unidade escolar pode exigir do professor a vacinação, então, pode pedir, também, dos alunos.

"Existe uma ausência de legislação, mas, do ponto de vista jurídico, a escola tem o dever de proteger as crianças e adolescentes sob a tutela dela. E, em se tratando de uma instituição privada, o pai que não concorda com essa medida pode simplesmente trocar de colégio. E tem mais: se a escola pode exigir do professor a vacinação, sob pena de demissão por justa causa, como o STF já autorizou, por que não poderia fazer o mesmo com os alunos? Mas é claro que pode haver judicialização, e aí surgiria todo tipo de decisão até uma pacificação em tribunais superiores".

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags