Coronavírus

Estudo da USP comprova que o uso de máscara não afeta os padrões respiratórios na prática de atividade física

Reprodução
O estudo mostra que os mitos de que o uso de máscara durante o exercício físico seria prejudicial  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 05/01/2022, às 17h28   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) apontou que o uso da máscara é seguro durante a prática de exercícios físicos e que não afeta os padrões de respiração e de atividade cardiovascular. 
Para a pesquisa foram analisados 17 homens e 18 mulheres que realizaram testes cardiopulmonares em uma esteira. Os participantes realizaram duas sessões de corrida, uma com máscara de tecido de três camadas e outra sem o equipamento. Foram observadas as respostas do organismo por meio da troca de gases expirados e inspirados durante o exercício em diferentes intensidades. 
“O estudo mostra que os mitos de que o uso de máscara durante o exercício físico seria prejudicial, afetando, por exemplo, a saturação de oxigênio do sujeito, não se sustentam. O uso da proteção não alterou significativamente o funcionamento corporal durante a prática de exercício moderado a pesado”, declarou Bruno Gualano, professor da Faculdade de Medicina da USP.
“A conclusão foi que as perturbações provocadas pela máscara foram muito pequenas, especialmente nas intensidades abaixo do esforço máximo, que são capazes de trazer enormes benefícios à saúde”, afirmou Gualano.

Leia mais: 

Governo Bolsonaro recua e não vai cobrar receita médica para vacina em crianças

Casal que contraiu Covid-19 em viagem gasta mais de R$ 20 mil por falta de assistência de seguradora

Ministério da Saúde não exigirá receita para vacinar crianças, diz jornal

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp