Coronavírus

Fiocruz identifica nova subvariante da ômicron no Amazonas

Vagner Souza/BNews
Identificada pela Fiocruz, a BE.9 trata-se de uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, da linhagem BA.5 da ômicron  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 14/11/2022, às 17h39   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A Fiocruz identificou o surgimento de uma nova subvariante da variante ômicron do coronavírus no estado do Amazonas. Chamada de BE.9, ela "fez ressurgir a Covid-19 no Amazonas", segundo o pesquisador Tiago Gräf, da Rede Genômica Fiocruz. 

Não se sabe ainda, porém, se ela contribuirá para o aumento de casos no resto do Brasil. A fundação iniciou estudos após o Amazonas enfrentar um um repique de casos pelo menos desde a metade de outubro. Dados da Fundação apontam que a média móvel semanal do estado passou de 230 casos para cerca de 1 mil.

A BE.9 trata-se de uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, da linhagem BA.5 da ômicron. A subvariante compartilha algumas das mutações encontradas na última variante notável, a BQ.1, que tem causado aumento de casos no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Apesar do alerta, pesquisadores ressaltam que casos graves não têm acompanhado as curvas de contágio e, além disso, por enquanto nenhuma das duas subvariantes provocou aumento considerável de hospitalizações e mortes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp