Coronavírus

Governo Federal quer anunciar o 'fim da pandemia' nesta quinta (31), diz colunista; entenda

Carolina Antunes/PR
Jair Bolsonaro tem pressionado o ministro Marcelo Queiroga para tomar decisão  |   Bnews - Divulgação Carolina Antunes/PR

Publicado em 30/03/2022, às 08h52 - Atualizado às 09h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde corre contra o tempo para tentar editar uma portaria mudando o status da Covid-19 de pandemia para endemia até esta quinta-feira (31). De acordo com o colunista Lauro Jardim, de O Globo, a medida é um desejo do presidente Jair Bolsonaro (PL) que tem pressionado o ministro Marcelo Queiroga para tomar tal decisão.

Ainda de acordo com a coluna, seu objetivo é o de anunciar a alteração num dia simbólico para ele, o 31 de março, o dia do golpe de 64. Queiroga define nesta quarta-feira (30) se cede ao desejo do presidente.

Leia também:

Assim, por exemplo, a Covid deixaria de ser tratada como uma emergência de saúde pública e o uso de máscaras, por exemplo, poderia ser relaxado. A ideia do governo é anunciar a mudança juntamente com um pacote de revogações de medidas restritivas em vigor desde 2020 por causa da Covid.

A revogação de portarias relacionadas à Covid-19 prevê derrubar a obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes fechados e também abolir a proibição de venda de insumos ligados à pandemia para o exterior. As medidas que serão canceladas fazem parte de uma relação de 200 portarias que estão sendo revistas pela equipe de Marcelo Queiroga.

Além disso, também seriam relaxadas medidas para viajantes. A suspensão de exigência de testes de Covid para quem desembarca no Brasil por via aérea e marítima, seria uma dessas medidas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp