Coronavírus

Isolamento para pessoas com Covid pode passar a ser de 5 dias, diz Queiroga

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Ministro afirmou que “possivelmente” o isolamento para pacientes assintomáticos será reduzido de dez para cinco dias  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 07/01/2022, às 09h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou na manhã desta sexta-feira (7) que o tempo de isolamento para pacientes assintomáticos para Covid-19 “possivelmente” será reduzido de dez para cinco dias.

De acordo com o ministro, a redução “está sendo adotada em outros países e tem acento em evidências científicas. É possível que adotemos essa mesma conduta. Isso está em estudo na área técnica, na Secretaria de Vigilância e Saúde, e hoje tenho reunião com os secretários para tratar desse tema”.

Queiroga salientou que o Ministério da Saúde segue orientações que estão sendo seguidas em outros países. “O CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) já deu essa recomendação. O governo francês já deu essa autorização de profissionais de saúde que estão positivos de atender na linha de frente por conta do número de casos”, disse.

No dia 27 de dezembro de 2020, CDC atualizou  suas diretrizes de isolamento para casos confirmados de Covid-19 em pacientes assintomáticos. Os pacientes agora passam de 10 para 5 dias de isolamento, seguido do uso constante de máscara por mais 5 dias.

Segundo o CDC, evidências científicas já conhecidas demonstram que a maior parte da transmissão do vírus Sars-CoV-2 ocorre no início do curso da doença.

O titular da Saúde, acrescentou ainda que o Ministério pretende atuar também no aumento da testagem. “É necessário fazer a testagem para identificar o aumento no número de casos e fazer o isolamento das pessoas que estão positivas, não é só testar por testar”, apontou.

O número de casos registrados em 24h voltou a subir a nível nacional. Nesta quinta (6), o Brasil registrou 45.717 diagnósticos, o maior registro desde 18 de setembro de 2021. Já a média móvel de casos subiu para 17.100. (a maior desde 6 de outubro de 2021, quando estava em 17.102). O aumento foi de 477% na comparação com duas semanas atrás. 

Em seu pior momento, a curva da média móvel nacional de casos chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho de 2021.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Ao todo, são 22.395.322 casos registrados desde a chegada do vírus ao país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp